quinta-feira, 7 de julho de 2011

Padrões




A propaganda do produto para emagrecimento 'Sanavita' permite a problematização sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade.


Na imagem vemos a Barbie diferente da que estamos habituados, ela está acima do peso e vestida com roupas curtas, usadas geralmente pela boneca tradicionalmente conhecida por sua bela forma física e beleza. O texto da propaganda evidencia seu caráter preconceituoso: "O mundo nunca vai ser assim. Emagreça com Sanavita."

Os valores que essa propaganda procura passar é de que se você não possui o peso ideal, definitivamente você está fora do mundo. Só esqueceram de avisar que o mundo é, em sua grande maioria, assim.


Essa propaganda pode render grandes discussões em sala de aula sobre a imposição dos padrões de beleza, mas além disso é possível pensar na forma como as agências de publicidade elaboram estratégias e argumentos para garantir a venda dos produtos anunciados, quais os valores sobre a sociedade que esses textos circulam e qual o efeito causado nos consumidores.

Nenhum comentário: