sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vida Maria

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que rí
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta
(Milton Nascimento - Maria Maria)




Assista ou faça o download aqui.


Análise do curta metragem Vida Maria - Márcio Ramos





Aspectos a serem observados no curta metragem:





  • O lugar e o espaço onde se passa a história;







  • O movimento da câmera;







  • Relação do texto da mosca com o assunto apresentado no vídeo.












    O ciclo de vida da mosca





    O ciclo de vida da mosca espelha o da maioria dos insetos: um ciclo básico que começa com um ovo que depois de desenvolve por uma fase larva, uma fase pupa e por fim um animal adulto.



    Depois que a mosca macho fertiliza a fêmea, esta está pronta para pôr ovos. As moscas são criaturas solitárias. Como no resto do mundo dos insetos, machos e fêmeas não permanecem juntos depois do acasalamento e, ao contrário dos insetos que preparam ninhos, as fêmeas não cuidam dos ovos ou os protegem. Elas simplesmente os deixam em lugar seguro contra predadores e dotado de alimentação suficiente.


    Perguntas para discussão:

    1)De que forma o espaço contribui para o efeito de sentido do curta metragem? Justifique.
    2) Qual o movimento que a câmera faz? O que ela esconde e revela com esse movimento?
    3) Analise a questão do tempo no curta: qual é o tempo da história e o tempo da narrativa? Quais as marcas de temporalidade presentes no curta?
    4) Quais as relações possíveis entre o texto da mosca e o assunto apresentado no vídeo?

    Fundamentação teória para as respostas

    1) Espaço



    "O espaço tem como funções principais situar as ações das personagens e estabelecer com eles uma interação, quer ifluenciando suas atitudes, pensamentos ou emoções, quer sofrendo eventuais transformações provocadas pelas personagens."






    "Ambiente é o espaço carregado de características socioeconômicas, morais e psicológicas em que vivem as personagens. Nesse sentido, ambiente é um conceito que aproxima tempo e espaço, pois é a confluência destes dois referenciais, acrescida de um clima." (GANCHO, 2004 p.27)






    2) Movimento da câmera







    "É sempre questão de escolher o corte das imagens em função dos objetivos dramáticos e da emoção, e não simplesmente com o designio de mostrar o cenário..." (HITCHCOCK apud LEONE; MOURÃO, p.23).






    a câmera, o público faz parte da cena, e é preciso sobretudo que a câmera não sse tome bruscamente distante e objetiva, sob pena de destruir a emoção que foi criada." (LEONE. MOURÃO, 1993, p. 24)






    3) O tempo






    "Muitas histórias se passam em um curto período de tempo, já outras têm um enredo que se estende ao longo de muitos anos." (GANCHO, 2004, p.24)






    "O tempo do discurso é, num certo sentido, um tempo linear, enquanto que o tempo da história é pluridimensional. Na história muitos eventos podem desenrolar-se ao mesmo tempo. Mas o discurso deve obrigatoriamente colocá-los um em seguida a outro; uma figura complexa se encontra projetada sobre linha reta" (TODOROV, apud BENEDITO, 1988, p.47).





    4) A respeito da trilha sonora

    "Um som articulado a uma imagem pode sintetizar determinada situação dramática que se perderia caso fossem articuladas numa sequência qualquer". (LEONE, MOURÃO, 1993, p.25)



    "A música com seu potencial sensibilizador, tornou-se ferramenta essencial na construção da técnica narrativa em todas as tradições culturais, sendo assim conectadas intimamente à produção e emissão da simbologia desejada" (SANTANA, 2009, p.1)








    Referências bibliográficas:




    LEONE, Eduardo; MOURÃO, Maria Dora. Cinema e imagem. 2 ed. São Paulo: editora, 1993.


    GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 8 ed. São Paulo: Ática, 2004.
    SANTANA, Ana Lúcia. Trilha sonora. Disponível em: http://www.infoescola.com/cinema/trilha-sonora/ Acesso em 08 junho 2011.




    ARIADNE ALINE MARCELI (G - UNOPAR)


    BRUNCA CARMEZINI (G - UNOPAR)


    BRUNA FERNANDA DOS SANTOS (G - UNOPAR)


    CAROLINA AURELIANO DA SILVEIRA (G - UNOPAR)


    MARIANE NRAZ DO PRADO (G - UNOPAR)

    Nenhum comentário: